segunda-feira, 19 de abril de 2010

GINCANA BACANA - COLÉGIO A.J.RENNER - TURNO MANHÃ



















PROJETO GINCANA BACANA 2010 – Turno Manhã

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, solidariedade, visando construir aprendizagens que contemple os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Levando em consideração que a escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz consigo conhecimentos prévios.

PLANEJAMENTO:
A gincana será desenvolvida durante o ano letivo de 2010 e atenderá os alunos do turno manhã, ou seja, 10 turmas, sendo três 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
As tarefas serão formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização da escola pública e participação dos segmentos escolares nas atividades promovidas pela mesma.
A elaboração das tarefas será realizada pela Direção e professores.

OBJETIVO GERAL:
As tarefas a serem desenvolvidas durante a gincana propõem o conhecimento, a integração entre professor-aluno, aluno-aluno, numa busca constante pela participação efetiva dos alunos no âmbito cultural-artístico e no ingresso ao lúdico, ao espírito de equipe ,e tantas outras capacidades que se apresentarão durante este processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Promover a participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas para a gincana interdisciplinar;
-A integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todos os momentos do processo pedagógico;
-Atividades de interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural;
- Ações que demandem o resgate e aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim como a importância da preservação do patrimônio público;
- Atividades interdisciplinares on-line através da participação de fóruns de discussão e no blog da escola.

METODOLOGIA:
• As tarefas da gincana serão disponibilizadas três vezes por mês e no mínimo 1 vez no mês. Algumas tarefas irão se desenvolver durante o período de abril até outubro.
• A classificação das equipes poderá ser acompanhada no mural de vidro na recepção da escola mensalmente, assim como as tarefas.
• Tarefas interdisciplinares serão disponibilizadas as sextas-feiras e deverão ser resolvidas até a quarta-feira da semana seguinte e entregue a coordenação da gincana para conferência. Uma vez conferida à tarefa, será atualizado o resultado parcial da gincana.
• As tarefas serão sempre entregues ao representante da equipe , na sua falta a seu substituto.O representante da equipe e seu substituto será escolhido pela comissão organizadora da gincana, considerando o comportamento, disciplina e o desempenho do aluno no contexto geral da escola.Para tanto os alunos interessados deverão realizar suas inscrições junto a comissão até segunda-feira dia 05/04.
• As tarefas serão distribuídas para serem realizadas sempre após o recreio ou seja às 10 h 15 min (recreio prolongado) ou no último período de aula.
• Cada equipe deverá nomear um professor ou funcionário da escola para ser seu padrinho ou Madrinha. Cada padrinho/madrinha deverá acompanhar a turma nos preparativos da gincana e motivá-los para todo o processo e a sua finalização com uma confraternização onde todos irão contribuir e participar (festa de final de ano da turma ou passeio).

PONTUAÇÃO E PREMIAÇÃO

1ª LUGAR – 03 PONTOS em todas as disciplinas no 3º trimestre e mais o valor de R$ 200,00(duzentos reais).

2ª LUGAR- 01 PONTO em todas as disciplinas no 3º trimestre e mais o valor de R$ 100,00 ( cem reais).

A ENTREGA DA PREMIAÇÃO OCORRERÁ NA FESTA DA SAIDEIRA AGENDADA PARA O MÊS DE NOVEMBRO

PONTUAÇÃO EXTRA E AO FINAL DE CADA TRIMESTRE PARA AS EQUIPES:

• A cada aluno aprovado em todas as disciplinas a equipe receberá 20 pontos.
• A cada aluno que participara dos eventos da escola a equipe receberá 10 pontos. A presença nos eventos ocorridos em sábados letivos cada aluno irá pontuar mais 10 pontos para a equipe.
• A turma que contribuir para o CPM (Círculo de Pais e Mestres) no mínimo com R$ 50,00 (cinqüenta reais) por mês, sendo que a cada R$ 5,00 (cinco) a mais deste valor receberá o equivalente de pontos ou seja R$ 50,00 equivale a 50 pontos, R$ 65,00 equivale a 65 pontos e assim sucessivamente.

CADA TURMA-EQUIPE DEVERÁ:
• Criar um grito de guerra (100 pontos)
• Criar um nome para equipe(100 pontos)
• Criar um mascote ou logotipo (100 pontos)
• Uma cor por turma e se todos os integrantes estarem caracterizados (500 pontos)
• Uma paródia, música ou happy com o nome da equipe (500 pontos)
• A equipe mais animada ganhará mais 500 pontos ( vale instrumentos) não pode usar papel picado.
• A equipe que for mais organizada no final da gincana ganhará um bônus de mais 1000 pontos pelo comportamento e organização.

Observação: A equipe deverá entregar por escrito para a comissão organizadora em 1 semana ou seja no dia 07/04.
Será vedada em qualquer item acima analogias que fazem referência a sexo, drogas e outros que denegrirem a instituição de ensino. Por esta razão esta passará pela análise da comissão julgadora (professores, funcionários e equipe diretiva).
O dia de início da gincana será no dia 14/04 (quarta-feira), onde as equipes irão apresentar os itens acima para as demais equipes. Na apresentação vale usar faixas, cartazes, balões, instrumentos e apitos.

AVALIAÇÃO:
Será considerado satisfatório o desenvolvimento do projeto se houver a participação efetiva dos alunos, professores, nas atividades propostas no decorrer do processo.

QUANTO AO EMPATE:
Se houver empate entre equipes classificadas em primeiro ou segundo lugar geral será realizada uma tarefa surpresa para promover o desempate.

SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES:
Sugestões ou reclamações por parte das equipes ou esclarecimentos deverão ser entregues por escrito para a comissão organizadora, no qual terá dois dias para se pronunciar.

COMISSÃO JULGADORA: Será constituída por professores presentes nas tarefas do dia.

Ser uma “equipe nota 1000” é...

_ Ser organizada: não ficar resolvendo coisas na última hora, mas planejar com antecedência suas ações; dividir as funções dentro do grupo, pra não ficar tudo nas costas de um só; enfim, dá pra notar que é uma equipe organizada, né?
_ Ser pontual: quando uma reunião é marcada, seja ela pra toda a equipe, ou apenas para os lideres, a equipe nota 1000 deve estar na hora marcada.
_ Ser animada: vibrar, torcer, correr atrás, saber que de animação uma gincana é feita! Sua torcida pula, inventa refrões. Uma equipe animada contagia o colégio.
_ Ser fraterna: não se vê brigas numa equipe nota 1000, nem palavrões ou ofensas, reais ou virtuais. Durante toda a gincana e até depois, procura levar a coisa no bom humor e absorver o espírito de união que deve reinar em nossa
gincana.
_ Ser esportiva: saber ganhar é tão importante quanto saber perder. Uma equipe nota 1000, quando perde, vai em frente e sabe que jogo é assim mesmo... E quando ganha, sabe que o gostinho do sucesso não tem a ver com a tristeza de quem perdeu, por isso sabe comemorar sem ofender a equipe que perdeu.

Desejamos a todos um excelente, divertido trabalho em equipe!!!!!!!

EQUIPE ORGANIZADORA:

Será assim constituída:
Liliane Franco
Daniela Carneiro
Jane Teixeira

Montenegro, 05 de abril de 2010.


VEJAM AS NOSSAS EQUIPES PARTICIPANTES!!!!!!!

TURMA 81 (8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) CORINGAS



TURMA 82 ( 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) EQUIFULIA



TURMA 83 ( 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) KICORRERIA



TURMA 121( 1º ANO DO ENSINO MÉDIO) OS APIMENTADOS



TURMA 122 (1º ANO DO ENSINO MÉDIO) PEPSY



TURMA 123( 1º ANO ENSINO MÉDIO) EQUIZUERA



TURMA 124 (1º ANO ENSINO MÉDIO) TAZMANÍACOS



TURMA 221 ( 2º ANO ENSINO MÉDIO) KVRAXON'S



TURMA 222 (2º ANO DO ENSINO MÉDIO) OS MOSQUETEIROS



TURMA 321( 3º ANO - ENSINO MÉDIO) - PELEADORES DO PAMPA

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre esse Blog:

O blog foi uma idéia de Liliane da Rosa Franco acadêmica do Curso de Pedagogia- Supervisão Escolar da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, durante a realização de seu estágio no ano de 2009. O blog é uma forma da comunidade escolar estar mais próxima, acompanhar e participar das atividades e notícias sobre a instituição de ensino.

ESTE BLOG É ATUALIZADO PELA EQUIPE DIRETIVA DO COLÉGIO ESTADUAL A. J. RENNER

  © Blogger templates

Voltar para o topo