quarta-feira, 24 de outubro de 2018
PROJETO
SALA DE AULA NA RUA
OBJETIVO
GERAL:
A aprendizagem é um processo complexo: cada um
de nós faz novas e diferentes conexões a cada momento. Levar os alunos para
fora da sala de aula permite ampliar as possibilidades dessas conexões.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver nos estudantes
habilidades como trabalho em grupo e autonomia, que levam a uma maior
capacidade ética e moral;
·
Promover múltiplas oportunidades de tarefas
cooperativas entre seus alunos;
·
Proporcionar a aprendizagem conectando
os alunos com a natureza e tudo que está a sua volta.
JUSTIFICATIVA: A aprendizagem ao
ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes,
além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional
e a capacidade de resolver problemas.
A importância de atividades fora da
sala de aula, em contato com a natureza, é confirmada por especialistas da
área. Um estudo realizado pela pesquisadora Amanda Lloyd, do centro de pesquisa em educação da Western
Sydney University, indica que as habilidades desenvolvidas em ambiente externo
permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a vida
acadêmica.
A experiência de estar fora da sala de
aula é muito interessante e motiva os alunos. Os professores e a escola
precisam entender que, a sala de aula fora de quatro paredes, oferece um
recurso educativo muito interessante e permite a experiência em primeira mão
com a natureza, além de proporcionar o
desenvolvimento de habilidades e conhecimentos aplicáveis ao mundo real.
Um pesquisa
realizada pela USP (Universidade de São Paulo) analisou os
benefícios da aprendizagem ao ar livre. Segundo a pesquisa, atividades ao ar
livre estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e
reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina,
respeito e superação de limites.
Muitos
são os benefícios da sala de aula ao ar livre:
·
Boa retenção do conhecimento;
·
Melhores estratégias de ensino;
·
Melhor qualidade no ambiente de aprendizado;
·
Os alunos com dificuldade na sala de aula convencional demonstram um
maior avanço na sala de aula ao ar livre;
·
As atividades são mais divertidas reduzindo a pressão;
·
Ajuda a estabelecer um elo natural entre os estudantes e a comunidade
local.
METODOLOGIA:
Será utilizado um espaço arborizado , que
fica em frente a escola, os bancos serão de cano de concreto, a sala irá
possuir 35(trinta e cinco) bancos , 01(uma) mesa de professor. Para o uso do
noturno terá holofotes, portanto o espaço será devidamente iluminado.
ATIVIDADES:
O espaço poderá ser utilizado como em uma sala de aula
convencional, porém sem paredes;
Seminários integrador;
Troca de relatos;
Aulas expositivas;
Leituras;
Além de se tornar um espaço de socialização e integração
dos alunos, nos intervalos ( merenda e almoço).
AVALIAÇÃO: Embora muitas
vezes as aulas fujam um pouco do contexto original, devido ao rico ambiente ao
redor, acredita-se que as pequenas distrações são positivas, pois possibilitam
novas oportunidades aos professores de ensinarem, por exemplo, em qualquer lugar e em ambientes diferentes com outros
recursos.
Elaboração do Projeto:
Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão
Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)
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