quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PROJETO SALA DE AULA NA RUA





PROJETO SALA DE AULA NA RUA

OBJETIVO GERAL:
              A aprendizagem é um processo complexo: cada um de nós faz novas e diferentes conexões a cada momento. Levar os alunos para fora da sala de aula permite ampliar as possibilidades dessas conexões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Desenvolver nos estudantes habilidades como trabalho em grupo e autonomia, que levam a uma maior capacidade ética e moral; 
·        Promover  múltiplas oportunidades de tarefas cooperativas entre seus alunos;
·        Proporcionar a aprendizagem conectando os alunos com a natureza e tudo que está a sua volta.
JUSTIFICATIVA: A aprendizagem ao ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes, além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas. 
A importância de atividades fora da sala de aula, em contato com a natureza, é confirmada por especialistas da área. Um estudo realizado pela pesquisadora Amanda Lloyd, do centro de pesquisa em educação da Western Sydney University, indica que as habilidades desenvolvidas em ambiente externo permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a vida acadêmica. 

A experiência de estar fora da sala de aula é muito interessante e motiva os alunos. Os professores e a escola precisam entender que, a sala de aula fora de quatro paredes, oferece um recurso educativo muito interessante e permite a experiência em primeira mão com a natureza, além de proporcionar  o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos aplicáveis ao mundo real.

Um pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) analisou os benefícios da aprendizagem ao ar livre. Segundo a pesquisa, atividades ao ar livre estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites.
Muitos são os benefícios da sala de aula ao ar livre:
·        Boa retenção do conhecimento;
·        Melhores estratégias de ensino;
·        Melhor qualidade no ambiente de aprendizado;
·        Os alunos com dificuldade na sala de aula convencional demonstram um maior avanço na sala de aula ao ar livre;
·        As atividades são mais divertidas reduzindo a pressão;
·        Ajuda a estabelecer um elo natural entre os estudantes e a comunidade local.

METODOLOGIA: Será utilizado um espaço  arborizado , que fica em frente a escola, os bancos serão de cano de concreto, a sala irá possuir 35(trinta e cinco) bancos , 01(uma) mesa de professor. Para o uso do noturno terá holofotes, portanto o espaço será devidamente iluminado.
ATIVIDADES: 
O espaço poderá ser utilizado como em uma sala de aula convencional, porém sem paredes;
Seminários integrador;
Troca de relatos;
Aulas expositivas;
Leituras;
Além de se tornar um espaço de socialização e integração dos alunos, nos intervalos ( merenda e almoço).

AVALIAÇÃO: Embora muitas vezes as aulas fujam um pouco do contexto original, devido ao rico ambiente ao redor, acredita-se que as pequenas distrações são positivas, pois possibilitam novas oportunidades aos professores de ensinarem, por exemplo,  em qualquer lugar  e em ambientes diferentes com outros recursos.

Elaboração do Projeto:
 Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)












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Sobre esse Blog:

O blog foi uma idéia de Liliane da Rosa Franco acadêmica do Curso de Pedagogia- Supervisão Escolar da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, durante a realização de seu estágio no ano de 2009. O blog é uma forma da comunidade escolar estar mais próxima, acompanhar e participar das atividades e notícias sobre a instituição de ensino.

ESTE BLOG É ATUALIZADO PELA EQUIPE DIRETIVA DO COLÉGIO ESTADUAL A. J. RENNER

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