quinta-feira, 25 de outubro de 2018



PROJETO : ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA


OBJETIVO  GERAL: Construir uma escola democrática, abrindo assim um canal de participação de todos envolvidos na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 - Facilitar a participação de todos os envolvidos na escola: Alunos, professores, funcionários e direção.
- Colher idéias, sugestões e críticas construtivas, para o melhor desenvolvimento do processo pedagógico
_ Permitir a reflexão sobre os questionamentos abordados
- possibilitar em contato com os alunos mais cômodo e algumas vezes  até menos constrangedor
- viabilizar a participação de todos envolvidos
- Aprender a realizar críticas construtivas
- Agilizar a solução de problemas

PROPOSTA PEDAGÓGICA


O presente projeto visa que o aluno se torne um protagonista na sua história, podendo assim participar de forma mais atuante no meio social em que está inserido.


JUSTIFICATIVA

O projeto é de suma importância ,uma vez que a proposta do Ensino Médio Integral, visa que o aluno seja protagonista, torne-se um cidadão crítico, com valores de ética, respeito as diferenças e adversidades, saiba conviver em ambientes sociais de forma participativa. Esta iniciativa visa, a um tempo, aproximar a direção dos vários grupos de utentes e, a outro, dar respostas a problemas cuja solução traga vivências de maior qualidade


METODOLOGIA

Será disponibilizado um tanque de roupa, devidamente estilizado com o nome do projeto, para que o aluno deposite ali, sua crítica, sugestão  e até elogios. O texto :

 No final de cada semana, a equipe diretiva irá analisar e dar a resposta ao aluno, no mesmo local, POIS  em cima do tanque irá ter um varal com prendedor de roupa e ali ficará a resposta ao aluno.O projeto será explicado para todos os alunos envolvidos, de forma que eles aprendam e entendam a realizar críticas de forma construtiva. O ato de criticar por si só, não faz sentido, no momento que realizamos uma crítica é importante apontarmos sugestões de como melhorar o processo que está sofrendo tal crítica.
O projeto irá abranger todos alunos da escola ou seja o Ensino médio Integral, Ensino Médio Regular e a EJA, portanto funcionará nos três turnos da escola.

AVALIAÇÃO
Ao final de cada trimestre o projeto será avaliado pelo grupo de professores, equipe diretiva e pelos alunos


Elaboração do Projeto:
 Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)





PROJETO : ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA



·      DEPOSITE NO TANQUE SUA: CRÍTICA, SUGESTÃO OU ELOGIO;

·        NÃO PRECISA COLOCAR SEU NOME ,APENAS COLOQUE O TURNO: MANHÃ OU NOITE;
·        TODA SEXTA-FEIRA, SERÃO  RECOLHIDAS AS MENSAGENS E ATÉ TERÇA-FEIRA DA SEMANA SEGUINTE ,A RESPOSTA ESTARÁ  NO VARAL;
·        SERÃO DESCARTADAS,  QUALQUER MENSAGEM OFENSIVA.

“Pela participação, a escola se transforma numa oficina de democracia, organizando-se como instituição cujos membros se tornam conscientes de seu papel social na construção de uma instituição verdadeiramente educacional, e agem de acordo com essa consciência.” (Luck,2010:66).




Crítica Construtiva



A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo

A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.

Assim sendo, deve-se evitar:

a) a inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do desempenho;

b) que a crítica negativa torne-se destrutiva.

10 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA

1) Analisar a situação

Ter bem claro o quê, no comportamento e desempenho, precisa ser mudado, e por quê.

2) Determinar o objetivo e o seu efeito

Ordenar sempre de forma positiva. Ex.: estabelecer uma data específica para a entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se "atrasar".

3) Ajustar-se à receptividade

A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira: "baldes", "copos", "cálices". Os baldes estão totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda. Para cada tipo de pessoa uma postura diferente.

4) Criar ambiente propício

Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.

5) Comunicar-se efetivamente

Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e expressão do rosto.

6) Descrever o comportamento que deseja mudar

É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade de mudar.

O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a personalidade, tais como "você deve relaxar mais, não levar as coisas tão a sério".

7) Descrever o comportamento desejado

É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a pessoa apresente no futuro. Por exemplo, diga "eu quero que você responda ao telefonema do cliente em 24 horas".

8) Procurar soluções conjuntamente

Num excesso de serviço. Por que não subdivide as tarefas? O que você poderia fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema.

9) Concentrar-se naquilo que acha bom

O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.

10) Chegar a um acordo

Não forçar uma pessoa a mudar seu comportamento; pode-se ajudá-la e encorajá-la, mas apenas a pessoa pode efetivamente executar a mudança.

Fonte: BEE, Roland e BEE, Frances. Feedback. Tradução de Maria Cristina Fioratti Florez. São Paulo: Nobel, 2000.

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)





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Sobre esse Blog:

O blog foi uma idéia de Liliane da Rosa Franco acadêmica do Curso de Pedagogia- Supervisão Escolar da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, durante a realização de seu estágio no ano de 2009. O blog é uma forma da comunidade escolar estar mais próxima, acompanhar e participar das atividades e notícias sobre a instituição de ensino.

ESTE BLOG É ATUALIZADO PELA EQUIPE DIRETIVA DO COLÉGIO ESTADUAL A. J. RENNER

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