PROJETO : ROUPA
SUJA SE LAVA EM CASA
OBJETIVO
GERAL: Construir uma escola democrática, abrindo assim um canal de
participação de todos envolvidos na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Facilitar a participação de todos os
envolvidos na escola: Alunos, professores, funcionários e direção.
- Colher idéias,
sugestões e críticas construtivas, para o melhor desenvolvimento do processo
pedagógico
_ Permitir a
reflexão sobre os questionamentos abordados
- possibilitar em
contato com os alunos mais cômodo e algumas vezes até menos constrangedor
- viabilizar a
participação de todos envolvidos
- Aprender a
realizar críticas construtivas
- Agilizar a
solução de problemas
PROPOSTA PEDAGÓGICA
O presente projeto visa que o aluno se torne um protagonista na
sua história, podendo assim participar de forma mais atuante no meio social em
que está inserido.
JUSTIFICATIVA
O projeto é de suma importância ,uma vez que a proposta do
Ensino Médio Integral, visa que o aluno seja protagonista, torne-se um cidadão
crítico, com valores de ética, respeito as diferenças e adversidades, saiba
conviver em ambientes sociais de forma participativa. Esta iniciativa visa, a um tempo, aproximar a direção dos
vários grupos de utentes e, a outro, dar respostas a problemas cuja solução
traga vivências de maior qualidade
METODOLOGIA
Será
disponibilizado um tanque de roupa, devidamente estilizado com o nome do
projeto, para que o aluno deposite ali, sua crítica, sugestão e até elogios. O texto :
No final de cada semana, a equipe diretiva irá
analisar e dar a resposta ao aluno, no mesmo local, POIS em cima do tanque irá ter um varal com
prendedor de roupa e ali ficará a resposta ao aluno.O projeto será explicado
para todos os alunos envolvidos, de forma que eles aprendam e entendam a
realizar críticas de forma construtiva. O ato de criticar por si só, não faz
sentido, no momento que realizamos uma crítica é importante apontarmos
sugestões de como melhorar o processo que está sofrendo tal crítica.
O projeto
irá abranger todos alunos da escola ou seja o Ensino médio Integral, Ensino
Médio Regular e a EJA, portanto funcionará nos três turnos da escola.
AVALIAÇÃO
Ao final de
cada trimestre o projeto será avaliado pelo grupo de professores, equipe
diretiva e pelos alunos
Elaboração do Projeto:
Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão
Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)
PROJETO : ROUPA
SUJA SE LAVA EM CASA
· DEPOSITE NO TANQUE SUA: CRÍTICA,
SUGESTÃO OU ELOGIO;
·
NÃO
PRECISA COLOCAR SEU NOME ,APENAS COLOQUE O TURNO: MANHÃ OU NOITE;
·
TODA
SEXTA-FEIRA, SERÃO RECOLHIDAS AS
MENSAGENS E ATÉ TERÇA-FEIRA DA SEMANA SEGUINTE ,A RESPOSTA ESTARÁ NO VARAL;
·
SERÃO
DESCARTADAS, QUALQUER MENSAGEM OFENSIVA.
“Pela participação, a escola se transforma numa oficina de
democracia, organizando-se como instituição cujos membros se tornam conscientes
de seu papel social na construção de uma instituição verdadeiramente
educacional, e agem de acordo com essa consciência.” (Luck,2010:66).
Crítica
Construtiva
A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um
determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou
desenvolvê-lo
A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a
negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa
qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.
Assim sendo, deve-se evitar:
a) a inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do
desempenho;
b) que a crítica negativa torne-se destrutiva.
10 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA
1) Analisar a situação
Ter bem claro o quê, no comportamento e desempenho, precisa ser mudado, e por
quê.
2) Determinar o objetivo e o seu efeito
Ordenar sempre de forma positiva. Ex.: estabelecer uma data específica para a
entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se
"atrasar".
3) Ajustar-se à receptividade
A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira:
"baldes", "copos", "cálices". Os baldes estão
totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda. Para
cada tipo de pessoa uma postura diferente.
4) Criar ambiente propício
Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver
conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.
5) Comunicar-se efetivamente
Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz
e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e
expressão do rosto.
6) Descrever o comportamento que deseja mudar
É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela
aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade
de mudar.
O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a
personalidade, tais como "você deve relaxar mais, não levar as coisas tão
a sério".
7) Descrever o comportamento desejado
É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a
pessoa apresente no futuro. Por exemplo, diga "eu quero que você responda
ao telefonema do cliente em 24 horas".
8) Procurar soluções conjuntamente
Num excesso de serviço. Por que não subdivide as tarefas? O que você poderia
fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema.
9) Concentrar-se naquilo que acha bom
O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.
10) Chegar a um acordo
Não forçar uma pessoa a mudar seu comportamento; pode-se ajudá-la e
encorajá-la, mas apenas a pessoa pode efetivamente executar a mudança.
Fonte: BEE, Roland e BEE, Frances. Feedback. Tradução de Maria Cristina
Fioratti Florez. São Paulo: Nobel, 2000.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
0 comentários:
Postar um comentário