quinta-feira, 25 de outubro de 2018
PROJETO : ROUPA
SUJA SE LAVA EM CASA
OBJETIVO
GERAL: Construir uma escola democrática, abrindo assim um canal de
participação de todos envolvidos na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Facilitar a participação de todos os
envolvidos na escola: Alunos, professores, funcionários e direção.
- Colher idéias,
sugestões e críticas construtivas, para o melhor desenvolvimento do processo
pedagógico
_ Permitir a
reflexão sobre os questionamentos abordados
- possibilitar em
contato com os alunos mais cômodo e algumas vezes até menos constrangedor
- viabilizar a
participação de todos envolvidos
- Aprender a
realizar críticas construtivas
- Agilizar a
solução de problemas
PROPOSTA PEDAGÓGICA
O presente projeto visa que o aluno se torne um protagonista na
sua história, podendo assim participar de forma mais atuante no meio social em
que está inserido.
JUSTIFICATIVA
O projeto é de suma importância ,uma vez que a proposta do
Ensino Médio Integral, visa que o aluno seja protagonista, torne-se um cidadão
crítico, com valores de ética, respeito as diferenças e adversidades, saiba
conviver em ambientes sociais de forma participativa. Esta iniciativa visa, a um tempo, aproximar a direção dos
vários grupos de utentes e, a outro, dar respostas a problemas cuja solução
traga vivências de maior qualidade
METODOLOGIA
Será
disponibilizado um tanque de roupa, devidamente estilizado com o nome do
projeto, para que o aluno deposite ali, sua crítica, sugestão e até elogios. O texto :
No final de cada semana, a equipe diretiva irá
analisar e dar a resposta ao aluno, no mesmo local, POIS em cima do tanque irá ter um varal com
prendedor de roupa e ali ficará a resposta ao aluno.O projeto será explicado
para todos os alunos envolvidos, de forma que eles aprendam e entendam a
realizar críticas de forma construtiva. O ato de criticar por si só, não faz
sentido, no momento que realizamos uma crítica é importante apontarmos
sugestões de como melhorar o processo que está sofrendo tal crítica.
O projeto
irá abranger todos alunos da escola ou seja o Ensino médio Integral, Ensino
Médio Regular e a EJA, portanto funcionará nos três turnos da escola.
AVALIAÇÃO
Ao final de
cada trimestre o projeto será avaliado pelo grupo de professores, equipe
diretiva e pelos alunos
Elaboração do Projeto:
Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão
Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)
PROJETO : ROUPA
SUJA SE LAVA EM CASA
· DEPOSITE NO TANQUE SUA: CRÍTICA,
SUGESTÃO OU ELOGIO;
·
NÃO
PRECISA COLOCAR SEU NOME ,APENAS COLOQUE O TURNO: MANHÃ OU NOITE;
·
TODA
SEXTA-FEIRA, SERÃO RECOLHIDAS AS
MENSAGENS E ATÉ TERÇA-FEIRA DA SEMANA SEGUINTE ,A RESPOSTA ESTARÁ NO VARAL;
·
SERÃO
DESCARTADAS, QUALQUER MENSAGEM OFENSIVA.
“Pela participação, a escola se transforma numa oficina de
democracia, organizando-se como instituição cujos membros se tornam conscientes
de seu papel social na construção de uma instituição verdadeiramente
educacional, e agem de acordo com essa consciência.” (Luck,2010:66).
Crítica
Construtiva
A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo
A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.
Assim sendo, deve-se evitar:
a) a inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do desempenho;
b) que a crítica negativa torne-se destrutiva.
10 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA
1) Analisar a situação
Ter bem claro o quê, no comportamento e desempenho, precisa ser mudado, e por quê.
2) Determinar o objetivo e o seu efeito
Ordenar sempre de forma positiva. Ex.: estabelecer uma data específica para a entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se "atrasar".
3) Ajustar-se à receptividade
A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira: "baldes", "copos", "cálices". Os baldes estão totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda. Para cada tipo de pessoa uma postura diferente.
4) Criar ambiente propício
Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.
5) Comunicar-se efetivamente
Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e expressão do rosto.
6) Descrever o comportamento que deseja mudar
É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade de mudar.
O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a personalidade, tais como "você deve relaxar mais, não levar as coisas tão a sério".
7) Descrever o comportamento desejado
É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a pessoa apresente no futuro. Por exemplo, diga "eu quero que você responda ao telefonema do cliente em 24 horas".
8) Procurar soluções conjuntamente
Num excesso de serviço. Por que não subdivide as tarefas? O que você poderia fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema.
9) Concentrar-se naquilo que acha bom
O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.
10) Chegar a um acordo
Não forçar uma pessoa a mudar seu comportamento; pode-se ajudá-la e encorajá-la, mas apenas a pessoa pode efetivamente executar a mudança.
Fonte: BEE, Roland e BEE, Frances. Feedback. Tradução de Maria Cristina Fioratti Florez. São Paulo: Nobel, 2000.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo
A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento; a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.
Assim sendo, deve-se evitar:
a) a inexistência de crítica positiva, ou seja, o não reconhecimento do desempenho;
b) que a crítica negativa torne-se destrutiva.
10 LEMBRETES SOBRE A CRÍTICA CONSTRUTIVA
1) Analisar a situação
Ter bem claro o quê, no comportamento e desempenho, precisa ser mudado, e por quê.
2) Determinar o objetivo e o seu efeito
Ordenar sempre de forma positiva. Ex.: estabelecer uma data específica para a entrega de um trabalho é mais eficaz do que dizer para a pessoa não se "atrasar".
3) Ajustar-se à receptividade
A tolerância com relação à crítica pode ser expressa da seguinte maneira: "baldes", "copos", "cálices". Os baldes estão totalmente abertos à crítica; os copos nem tanto; os cálices menos ainda. Para cada tipo de pessoa uma postura diferente.
4) Criar ambiente propício
Saber o momento oportuno de fazer uma observação. Se a situação estiver conturbada, perder-se-á tempo e trabalho.
5) Comunicar-se efetivamente
Na captação de uma mensagem, (7%) refere-se às palavras, (38%) refere-se à voz e ao seu volume e (55%) refere-se à linguagem corporal, que são os gestos e expressão do rosto.
6) Descrever o comportamento que deseja mudar
É essencial que a pessoa, primeiro, compreenda qual é o ponto. Depois, que ela aceite que haja um problema. E, finalmente, que ela aceite que haja necessidade de mudar.
O importante é concentrar no que deve ser mudado. Evitar comentário sobre a personalidade, tais como "você deve relaxar mais, não levar as coisas tão a sério".
7) Descrever o comportamento desejado
É muito importante deixar claro o comportamento ou desempenho que deseja que a pessoa apresente no futuro. Por exemplo, diga "eu quero que você responda ao telefonema do cliente em 24 horas".
8) Procurar soluções conjuntamente
Num excesso de serviço. Por que não subdivide as tarefas? O que você poderia fazer diferente? E ajudar a explorar essa área do problema.
9) Concentrar-se naquilo que acha bom
O que importa é o crescimento do grupo e da sociedade.
10) Chegar a um acordo
Não forçar uma pessoa a mudar seu comportamento; pode-se ajudá-la e encorajá-la, mas apenas a pessoa pode efetivamente executar a mudança.
Fonte: BEE, Roland e BEE, Frances. Feedback. Tradução de Maria Cristina Fioratti Florez. São Paulo: Nobel, 2000.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
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PROJETO
GELADEIRAS AMBULANTES
JUSTIFICATIVA
A leitura é uma das
ferramentas mais importantes para o estudo e está vinculada à qualidade da
educação. Pensando nisso, surge a idéia de promover a troca de livros entre os alunos
nos três turnos do Colégio Estadual A.
J. Renner , assim facilitando o acesso e liberdade para todos através de um
Biblioteca Livre.
METODOLOGIA
As Bibliotecas livres, serão
geladeiras velhas e reformadas para esta intenção e estarão uma em cada piso da escola.
OBJETIVO
A ação que será realizado na
escola, tem como objetivo promover atividades que valorizam a cultura, incentivem
o hábito à leitura por meio da biblioteca aberta.
ATIVIDADES
Essa é uma ótima oportunidade de todos os
interessados trocarem os livros. Com a opção de deixar um livro e levar outro os
alunos podem conhecer novas obras e autores, expandindo assim a leitura.
Qualquer aluno,
professor e funcionário da escola poderá participar da ação, a intenção é que
todos participem.
Sugere-se que o
doador do livro, deixe uma mensagem ou uma frase, que mais gostou do livro,
para o próximo leitor.
O nome das bibliotecas
ambulantes serão escolhidos , pelos alunos, através de uma votação.
Para a boa utilização
do serviço e manutenção da ação coletiva, algumas regras essenciais devem ser
seguidas:
-Leve o livro para onde quiser, durante o tempo que achar necessário.
- Cuide dele.
- Depois de ler, devolva ou doe
outro.
- Este livro não deve pertencer a ninguém, faça com que o maior número de pessoas leia-o;
- Se ele estiver em uma prateleira particular, leve-o, leia-o, e passe-o adiante, ou devolva à Biblioteca Livre.
- Sempre que puder, doe um livro para a Biblioteca.
- Divulgue essa ação de cultura gratuita.
- Este livro não deve pertencer a ninguém, faça com que o maior número de pessoas leia-o;
- Se ele estiver em uma prateleira particular, leve-o, leia-o, e passe-o adiante, ou devolva à Biblioteca Livre.
- Sempre que puder, doe um livro para a Biblioteca.
- Divulgue essa ação de cultura gratuita.
AVALIAÇÃO
Quanto mais circular livros na
biblioteca, acreditamos, que estaremos, disseminando o ato da leitura.
Elaboração do Projeto:
Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e
Supervisão Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)
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quarta-feira, 24 de outubro de 2018
PROJETO SALA DE AULA NA RUA
PROJETO
SALA DE AULA NA RUA
OBJETIVO
GERAL:
A aprendizagem é um processo complexo: cada um
de nós faz novas e diferentes conexões a cada momento. Levar os alunos para
fora da sala de aula permite ampliar as possibilidades dessas conexões.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver nos estudantes
habilidades como trabalho em grupo e autonomia, que levam a uma maior
capacidade ética e moral;
·
Promover múltiplas oportunidades de tarefas
cooperativas entre seus alunos;
·
Proporcionar a aprendizagem conectando
os alunos com a natureza e tudo que está a sua volta.
JUSTIFICATIVA: A aprendizagem ao
ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes,
além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional
e a capacidade de resolver problemas.
A importância de atividades fora da
sala de aula, em contato com a natureza, é confirmada por especialistas da
área. Um estudo realizado pela pesquisadora Amanda Lloyd, do centro de pesquisa em educação da Western
Sydney University, indica que as habilidades desenvolvidas em ambiente externo
permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a vida
acadêmica.
A experiência de estar fora da sala de
aula é muito interessante e motiva os alunos. Os professores e a escola
precisam entender que, a sala de aula fora de quatro paredes, oferece um
recurso educativo muito interessante e permite a experiência em primeira mão
com a natureza, além de proporcionar o
desenvolvimento de habilidades e conhecimentos aplicáveis ao mundo real.
Um pesquisa
realizada pela USP (Universidade de São Paulo) analisou os
benefícios da aprendizagem ao ar livre. Segundo a pesquisa, atividades ao ar
livre estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e
reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina,
respeito e superação de limites.
Muitos
são os benefícios da sala de aula ao ar livre:
·
Boa retenção do conhecimento;
·
Melhores estratégias de ensino;
·
Melhor qualidade no ambiente de aprendizado;
·
Os alunos com dificuldade na sala de aula convencional demonstram um
maior avanço na sala de aula ao ar livre;
·
As atividades são mais divertidas reduzindo a pressão;
·
Ajuda a estabelecer um elo natural entre os estudantes e a comunidade
local.
METODOLOGIA:
Será utilizado um espaço arborizado , que
fica em frente a escola, os bancos serão de cano de concreto, a sala irá
possuir 35(trinta e cinco) bancos , 01(uma) mesa de professor. Para o uso do
noturno terá holofotes, portanto o espaço será devidamente iluminado.
ATIVIDADES:
O espaço poderá ser utilizado como em uma sala de aula
convencional, porém sem paredes;
Seminários integrador;
Troca de relatos;
Aulas expositivas;
Leituras;
Além de se tornar um espaço de socialização e integração
dos alunos, nos intervalos ( merenda e almoço).
AVALIAÇÃO: Embora muitas
vezes as aulas fujam um pouco do contexto original, devido ao rico ambiente ao
redor, acredita-se que as pequenas distrações são positivas, pois possibilitam
novas oportunidades aos professores de ensinarem, por exemplo, em qualquer lugar e em ambientes diferentes com outros
recursos.
Elaboração do Projeto:
Liliane da Rosa Franco
Agente Educacional II- Administração Escolar ( Secretária)
Formação: Licenciado em Pedagogia
Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão
Escolar
Graduada pela: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Apoio para a construção do Projeto: Fernando Petry (Diretor)
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