COLÉGIO A.J.RENNER PARABENIZA OS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO DE 2009 E DESEJA A TODOS MUITO SUCESSO!!!!!!
CLAUDIA E FRANCISCO - ORADORES DA TURMA 322
GISELE E MATHEUS - ORADORES DA TURMA 321
CLAUDIA E FRANCISCO - ORADORES DA TURMA 322
GISELE E MATHEUS - ORADORES DA TURMA 321
COMISSÃO ORGANIZADORA: Daniela Carneiro, Jane beatriz Teixeira e Liliane da Rosa Franco
GAROTO A. J. RENNER - Marcelo Henrique Lino
GAROTA A. J. RENNER - Pamela cristina da Silva
GAROTO SIMPATIA: Vinícius Machado ( Muskito)
GAROTA SIMPATIA: Mary Joseane F. dos Santos
ESCOLHA DO GAROTO E GAROTA A. J. RENNER
E
FESTA DA SAIDEIRA
LOCAL: OFFICE
DATA: 27/11/09
A PARTIR DAS 21 HORAS
INGRESSOS: R$ 10,00
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009. Faça o simulão do Enem/2009. Em nosso blog clicando em SIMULÃO ENEM 2009, nos sites educacionais. Boa sorte na prova a todos.
Read more...SOBRE O BLOG
Este blog foi criado com o intuito de interagir com o mundo virtual, pois permite a troca de informações e possibilita as pessoas postarem comentários aos textos publicados e também nos deixar sugestões.
Ao acessar o nosso blog as pessoas terão a oportunidade de conhecer a nossa história, nossa filosofia, terá acesso as notícias, informações, eventos, promoções, dicas e muito mais. O blog pretende aproximar o contato entre a escola, os alunos, pais e professores.
Liliane Franco
Matrícula na Escola Pública
Toda criança ou adolescente tem direito à educação.
Faça valer esse direito.
Ingresso 2010
Nível/ Modalidade Inscrições Matrículas
Local Período Período
Nos municípios com Central de Matrículas (*) Demais municípios (somente Rede Estadual)
- Ensino Fundamental (1º ano)
- Ensino Médio (1º ano)
- Normal (1º ano) Em qualquer Escola pública ou pelo site www.educacao.rs.gov.br
Na escola pretendida 13 a 30/10/2009 11 a 20/01/2010
- Educação Profissional Na escola pretendida ou pelo site www.educacao.rs.gov.br
Na escola pretendida 13 a 30/10/2009 11 a 20/01/2010
(*) Municípios com Central de Matrículas nas redes estadual e municipal: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Viamão.
Município com Central de Matrículas somente na rede estadual: Cachoeira do Sul.
Transferências 2010
Nível/ Modalidade Inscrições Matrículas
Local Período Período
Nos municípios com Central de Matrículas(*) Demais municípios (somente Rede Estadual)
- Ensino Fundamental Em qualquer Escola pública ou pelo site www.educacao.rs.gov.br
Na escola pretendida 11 a 20/01/2010 08 a 12/02/2010
- Ensino Médio
(2º e 3º ano) Na escola pretendida Na escola pretendida 11 a 20/01/2010 08 a 12/02/2010
(*) Municípios com Central de Matrículas nas redes estadual e municipal: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Viamão.
Município com Central de Matrículas somente na rede estadual: Cachoeira do Sul.
Homenagem ao dia do professor
As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!
Estabelecimento: Colégio Estadual A. J. Renner
Localidade: Montenegro/ RS
Município: Montenegro/ RS
Entidade Mantenedora: Governo do Estadual do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Simões Lopes Neto, S/N
Fone Fax: (51) 3632 1305
Coordenadoria da Educação: 2ª
Município: São Leopoldo/RS
Decreto de Criação: 13.360 Data: 28/03/1962 D.O.: 02/04/1962
Decreto de Funcionamento e Denominação: 18.433 Data: 30/01/1967 D.O.: 01/02/1967
Classificação de Ginásio Industrial: Decreto 19.982 Data:27/11/1969 D.O.: 29/11/1969
Portaria de Reorganização: 5ª a 8ª séries- 12.300 Data: 06/03/1980 D.O.: 12/031980
Portaria de Funcionamento: 4.065 Data: 25/02/1985 D.O.: 13/03/1985
Portaria de alteração e designação e autorização de funcionamento com implantação gradativa de 1ª a 4ª série do ensino de 1º grau: 00716 Data: 10/06/1991 D.O.: 18/06/1991
Decreto de transformação de E.E. de 1º Graus para E.E. de 1º e 2º Graus:
nº 38.069 D.O.: 31/12/1997
Autorização para funcionamento do Ensino Médio: Parecer: 211/98
Data: 30/01/1998
D.O.: 12/02/1998
Alteração de designação: Portaria/ Ato/ SE. 0019 D.O.: 17/04/2000
Parecer 842/2000: Autoriza, até 31 de dezembro de 2001; o funcionamento do Curso de Suplência do Ensino Médio no Colégio Estadual A.J.Renner, em Montenegro D.O.: 25/10/2000.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA VOTAÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
LEI Nº 11.695 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2001.
Pelo presente Edital, fica convocada a Comunidade Escolar integrante do Colégio Estadual A. J. Renner, para votação de Diretor deste Estabelecimento de Ensino, a ser realizada no dia 28 de outubro de 2009.
1. As inscrições serão aceitas até às 22 horas do dia 08 de outubro de 2009.
A divulgação do registro dos candidatos será no dia 09 de outubro de 2009.
As candidaturas serão homologadas em 12 de outubro de 2009.
2. Art. 20º - Poderá concorrer à função de Diretor todo membro do Magistério Público Estadual ou Servidor, em exercício no estabelecimento de ensino, que preencha os seguintes requisitos:
a) possua curso superior na área de Educação;
b) seja estável no Serviço Público Estadual;
c) concorde expressamente com sua candidatura;
d) tenha, no mínimo, 03 (três) anos de efetivo exercício no Magistério Público Estadual ou no Serviço Público Estadual;
e) comprometa-se a freqüentar curso para qualificação do exercício da função que vier a ser convocado após indicado;
f) apresente plano de ação para implementação das ações junto à comunidade.
3. O candidato deverá apresentar à Comissão Eleitoral, juntamente ao pedido de inscrição os seguintes documentos (art. 29 da Lei 10.576/95 alterada pela Lei 11.695/01):
a) cópia de documento que comprove habilitação:
b) documento que comprove tempo de efetivo exercício no Magistério Público Estadual e ou Serviço Público Estadual:
c) declaração escrita de concordância com sua candidatura e participação em curso de qualificação, caso seja indicado;
d) declaração de disponibilidade para o cumprimento do Regime de Trabalho de 40 horas.
Art. 29 - Parágrafo 1º - O candidato a Diretor deverá entregar à Comissão Eleitoral, no ato de sua inscrição, o plano de ação visando à melhoria da qualidade do desempenho escolar.
Parágrafo 2º – A Comissão Eleitoral publicará e divulgará o registro dos candidatos, no primeiro dia útil após o encerramento do prazo das inscrições, na forma estabelecida em regulamento.
Parágrafo 3º – Qualquer membro da comunidade escolar poderá impugnar candidato que não satisfaça os requisitos desta lei, fundamentalmente, por escrito, no prazo de 24horas, a contar da publicação a que se refere o parágrafo 2º deste artigo.
Parágrafo 4º – Na escola em que não houver impugnações a Comissão Eleitoral, de imediato, homologará as candidaturas, dando publicidade ao ato no prazo de 24 horas.
Parágrafo 5º – Havendo impugnações, estas serão decididas pela Comissão eleitoral no prazo de 72 horas, contadas do término do prazo que trata o parágrafo 3º.
Parágrafo 6º – Das decisões referidas nos parágrafos anteriores cabe recurso com efeito suspensivo para a Comissão referida no parágrafo 2º do artigo 25, na forma e prazo a serem estabelecidos em regulamento.
Parágrafo 7º – Na hipótese do parágrafo 6, a decisão sobre as impugnações será publicada juntamente com a homologação das candidaturas, quando for o caso, no prazo de 24horas.
4. Cada candidato poderá credenciar junto à Comissão Eleitoral, até três (03) fiscais para acompanhamento do processo de votação, escrutínio e divulgação dos resultados.
5. Possíveis impugnações deverão ser encaminhadas à Comissão Eleitoral até o dia 12 de outubro de 2009, nos termos da legislação.
Montenegro, 23 de setembro de 2009
Joseane Nogueira de Oliveira Cabaldi
Presidente da Comissão Eleitoral
Você sabe como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com
Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
Hino do Ginásio Industrial “A.J.Renner”
Autorizado pelo Parecer nº 37/70 de 02 de julho de 1970 – Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura
Ginásio Industrial
Oficina do saber,
Nasceste à luz do ideal
Lutaste para crescer.
Vitória por tua pujança
Glória Escola companheira:
“A.J.Renner” esperança
Da Montenegro altaneira!
Unidos nós entoamos
Este hino de louvor
E orgulhosos exaltamos
Teu exemplo de labor.
Antônio Jacob Renner, mais conhecido como A. J. Renner (Alto Feliz, 7 de maio de 1884 — dezembro de 1966) foi um empresário brasileiro e o fundador da Lojas Renner, uma das maiores redes varejistas gaúchas de vestuário. Foi um dos um dos maiores empresários do Rio Grande do Sul.
Neto de imigrantes alemães, aos 20 anos casou-se com uma das herdeiras da empresa Cristiano J. Trein & Cia., que dominava comércio de São Sebastião do Caí. Comércio este bastante intenso por causa do porto fluvial da cidade, que distribuía as mercadorias vindas de Porto Alegre e escoava a produção da colônia alemã, fazendo o transporte em lombo de burros por trilhas rudimentares.
Com a inauguração da estrada de ferro, o transporte animal tornou-se obsoleto, mas Renner já havia percebido as necessidades dos colonos em matéria de vestuário.
Em 1911, aos vinte e sete anos, participou da fundação de uma pequena tecelagem, chamada Frederico Engel & Cia. Um ano depois passou a produzir capas para chuva, que se tornaram famosas em todo o estado por serem impermeáveis. A empresa instalou-se inicialmente num galpão de madeira utilizado para pouso de tropeiros, e o capital investido foi pequeno para a época (54 contos de réis).
Em 1914a fábrica iniciou sua instalação na capital, buscando mais proximidade com o consumidor e matéria-prima. Em
Os primeiros tempos foram de muitas dificuldades de cunho técnico (fios importados de baixa qualidade e equipamentos rudimentares) e também financeiras, devido ao pouco capital disponível. Entretanto, a restrição de importações durante a primeira guerra mundial representou um grande aumento de vendas, tendo a fábrica, nesse período, passado a trabalhar em três turnos para atender a demanda.
No final da década de
A fabricação de ternos masculinos, até então, era praticamente monopolizada pelos alfaiates. Com a fabricação em escala industrial, a demanda por esse produto passou a ser prontamente atendida, além dos custos serem menores.
Sua empresa ainda foi a responsável pela introdução da técnica da fiação penteada que ermitia a produção de casemiras semelhantes, na qualidade, às inglesa. Em 1933 iniciou a fiação e tecelagem do linho, estendendo a sua produção para todo o território nacional.
Surgiu assim um verdadeiro império industrial e comercial, formado por Lojas Renner, Tintas Renner e fábrica de tecidos, dentre outras.
FILOSOFIA DA ESCOLA:
O Colégio terá como princípio uma educação libertadora, formada de sujeitos críticos e transformadores da realidade, na perspectiva da construção de uma sociedade justa preocupada com o meio ambiente e como o crescimento científico, com a capacidade de promover os desenvolvimentos sadios, coletivos e individuais com condições de dominar o conteúdo elaborado, recriando o seu saber, dentro do exercício da cidadania com visão clara e crítica. Articulada e coerente sobre sua ação.
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